Ao iniciar o curso de Comunicação Social na Universidade do Estado da Bahia, percebi que era o curso de Jornalismo que queria para a minha vida, assim como o curso de Letras, o qual também estou matrículada e, cada vez mais apaixonada. Resolvi então, explorar ao máximo o que esses cursos tinham a me oferecer, e foi buscando executar isso, que me deparei com o projeto O arquivo da professora Maria Franca Pires: Memória e História cultural na região de Juazeiro – BA. A priori não percebi que ali estava a minha oportunidade de envolvimento, tanto na literatura como no jornalismo.
Paulatinamente, ao ir frequentanto e tomando conhecimento do conteúdo do acervo, percebi que ali se encontrava uma grande riqueza da história e arte Juazeirense: manuscritos e dados biográficos de poetas que viveram na cidade desde o início do século XX. A partir disso, criei o projeto: A arte das letras como manifestação cultural na reconstituição da história regional em Juazeiro-Ba., cuja finalidade é conhecer melhor a produção literária reunida no arquivo pessoal da professora Maria Franca Pires e os escritores relacionados a esta e, a partir de tal memória presente nesse arquivo, chegar a uma reconstituição da história da arte literária na região de Juazeiro-Ba.
Neste espaço vocês terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento da minha pesquisa e estudo das produções literárias de escritores que participaram do desenvolvimento de Juazeiro, assim como, dos grandes poetas contemporâneos dessa região, que muitas vezes, mesmo estando ao lado, desconhecemos os seus trabalhos e a grande contribuição que exercem na riqueza cultural do município.
Edilane Ferreira