Exposição documenta história da educação na região


Por Edilane Ferreira, da Agência MultiCiência.

Fotografias, papéis, cadernos, atas e planos de aula de uma determinada época, que demonstram as práticas escolares realizada há 50 anos na região. Este é o tema da Exposição “Espelho, espelho meu: de que forma a Educação aconteceu?”, disponível ao público no Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade do Estado da Bahia, até a próxima quinta-feira (26/11).
O material exposto é originário do acervo pessoal de professora primária Maria Franca Pires, que investigava, catalogava e guardava materiais referentes à educação, política, publicidade, turismo, dentre inúmeros outros aspectos da cultura regional. O resultado de todo esse trabalho foi a criação de um arquivo, cuja finalidade era torná-lo público na cidade de Juazeiro. No entanto, Maria Franca Pires não chegou a ver a conclusão do seu objetivo, pois faleceu em 1988, deixando um valioso legado às gerações futuras.
Por meio do projeto de pesquisa “O arquivo da professora Maria Franca Pires: memória e história cultural em pesquisa na região de Juazeiro/BA", realizado pela historiadora, antropóloga e professora da UNEB, Odomaria Rosa Bandeira Macedo, esse legado está disponível ao acesso das pessoas interessadas em conhecer fragmentos que constituem a história e cultura regional de Juazeiro. “As técnicas, as tecnologias, as idéias, os valores, a educação escolar, a comunicação, etc. Tudo isso pode ser percebido através de fotografias, jornais, revistas, cartas oficiais ou pessoais, cartazes panfletos, cadernos de notas, diários, palestras, calendários, convites, flâmulas e muitos outros objetos que integram o arquivo”, afirma Odomaria, evidenciando o volume e a variedade de informações que constituem o acervo.
O acervo é composto por cadernos de professores, livros de atas de associações de pais e mestres, fichas de estudantes, fichas de sócios da associação, jornais e revistas especializadas em educação escolar e fotos de eventos. “Diante desses materiais, percebemos a riqueza dessa memória e a importância de apresentá-la”, responde Odomaria, ao ser questionado a finalidade da Exposição sobre a Educação Escolar.
O material exposto evidencia o exercício profissional do professor e as práticas pedagógicas dos anos 50, 60 e 70, marcados pelas mudanças aceleradas e intensas do século XX, devido à presença dos meios de comunicação de massas e por processos de desenvolvimento. A partir dessas mudanças, surgiram esses documentos e imagens históricas que nos faz refletir sobre a realidade educacional presente na atualidade.
Na exposição, cujo cenário é rodeado por espelhos, as imagens se cruzam, os cadernos, as fotos, os jornais e as revistas de outros tempos são refletidos, e nós somos convidados a uma viagem educacional desde a década de 50 à atualidade. “Inevitavelmente, aparecem junto às imagens da educação escolar outras muitas imagens da educação que se processa na atualidade, levando-nos a pensar sobre a escola e a sua trajetória do passado ao presente”, enfatiza Odomaria. A exposição fica aberta ao público pela manhã e tarde, no Departamento de Ciências Humanas, campus III, Juazeiro.
.
Publicado no Jornal Gazzeta do São Francisco, Edição 1.679, em 26 de novembro de 2009.